Imagem de Nádia  Sanches Añez
Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quarta, 9 setembro 2020, 11:37
 

Neste fórum, você se apresentará escrevendo: a(s) escola(s) em que trabalha, o ano escolar e a disciplina que leciona, bem como a motivação que o levou a fazer o curso.

 
Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - segunda, 14 setembro 2020, 09:48
 

Olá professores(as), sejam bem-vindos(as) ao Curso Avaliação da aprendizagem: elaboração de questões de prova. Conforme informado, via e-mail, serei a tutora dos(as) seguintes cursistas:

 MÁRCIA PEREIRA; 

DEBORA DARACELLI;

RAQUEL ESPINDOLA;

ELISANGELA RODRIGUES;

NAUANE BARBOSA;

KATIUCIA APARECIDA;

ANA PAULA SOUZA;

DIRCIOANE XAVIER;

ELENA ANGELA CRUCIOL;

GUSTAVO NUNES. 

Atentem-se para a leitura e estudo dos materiais disponibilizados nos módulos (textos, vídeos), bem como para a participação nos fóruns e realização das atividades. 

Bom curso para todos(as)!

Elisangela
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ELISANGELA RODRIGUES MACHADO CAVALHEIRO - segunda, 14 setembro 2020, 16:06
 

Ok, obrigada pela atenção!

NAUANE BARBOSA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por NAUANE BARBOSA ARAUJO - terça, 15 setembro 2020, 08:34
 

Obrigada!

Imagem de DEBORA DARACELLI BRAGA DE ALMEIDA MENDONÇA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por DEBORA DARACELLI BRAGA DE ALMEIDA MENDONÇA - quinta, 17 setembro 2020, 10:04
 

Olá! 

Estou aprendendo a mexer aqui no Moodle. Estava meio perdida, mas consegui! 

Sou professora de Ciências na Escola Municpal Celina Martins Jallad desde 2019, leciono nas turmas dos 1º, 3º e 4º anos. Formada em Pedagogia em 2010. Busco alternativas para efetivar uma avaliação que realmente consiga diagnosticar a aprendizagem dos alunos, e que melhore tanto o processo de ensino e aprendizagem , quanto desperte o interesse dos alunos.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - quinta, 17 setembro 2020, 10:35
 

Olá professora Débora

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de Ana Paula Souza Bezerra
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Ana Paula Souza Bezerra - quinta, 1 outubro 2020, 09:46
 

Bom dia a todos, me chamo Ana Paula e estou como apoio pedagógico com turmas do 6º ao 9º. Espero com este curso poder auxiliar os professores que coordeno quanto a avaliação.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 2 outubro 2020, 11:35
 

Olá professora Ana Paula

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Como escrevi anteriormente para os demais cursistas, 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - segunda, 14 setembro 2020, 13:13
 

Olá

Me chamo Kleber Ramos Gonçalves, leciono a disciplina de matemática na Reme desde 2008. E, em 2013 comecei a atuar como professor/técnico da Divisão de Avaliação. Atuarei como tutor dos seguintes professores (as):

Alexsandra Vincler Gomes

Bruno Benites Escobar

Débora Andréia Martins

Edilene Ruth Pereira

Gisseli Freitas Monteiro De Souza

Juliane Pedersoli

Luciana Aparecida Da Silva

Magali Pereira Dos Santos Moraes

Patrícia Bissoli Medeiros Clemente Póvoa

Thays Nepomuceno De Oliveira

Me coloco à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Desejo um excelente curso a todos!

Imagem de Luciana  Aparecida da Silva
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Luciana Aparecida da Silva - terça, 15 setembro 2020, 14:38
 

Olá!

Sou a Professora Luciana Aparecida da Silva, atualmente atuando como Coordenadora Pedagógica e estou aqui para melhorar, atualizar e afinar meu olhar e conhecimento a esse respeito, não apenas para mim mesma, mas também para  orientar de maneira mais significativa  meus colegas e cooperar simultaneamente com a aprendizagem dos nossos alunos, tornando-a leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamado escolarização. 

Satisfação e gratidão por esta oportunidade.

Sucesso pra todos nós!

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - quarta, 16 setembro 2020, 12:34
 

Bom dia professora Luciana

Estamos muito felizes por sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente Semana.

Imagem de PATRiCIA BISSOLI MEDEIROS CLEMENTE PoVOA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por PATRiCIA BISSOLI MEDEIROS CLEMENTE PoVOA - segunda, 21 setembro 2020, 11:12
 

BOM DIA ME CHAMO PATRICIA BISSOLI, SOU PROFESSORA DE ARTE DO 6° AO 9°, NA E.M. HERCULES MAYMONE, DOU AULA DESDE DE 2016, E MEU INTERESSE NO CURSO É PARA ENRIQUECIMENTO DAS MINHAS AVALIAÇÕES.

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - terça, 22 setembro 2020, 10:35
 

Bom dia professora Patrícia Bissoli e demais colegas.

Estamos muito felizes por sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente Semana.

Kleber.

Imagem de ALEXSANDRA VINCLER GOMES
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ALEXSANDRA VINCLER GOMES - terça, 22 setembro 2020, 19:46
 

Sou Alexsandra, estou na Escola Senador Rachid com uma turminha de 2 ano. Decidi fazer o curso para aprimorar meus conhecimentos no quesito avaliação.

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - terça, 22 setembro 2020, 20:37
 

Boa noite professora Alexsandra e demais colegas.

Estamos muito felizes por sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente Semana.

Kleber.

Elisangela
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ELISANGELA RODRIGUES MACHADO CAVALHEIRO - segunda, 14 setembro 2020, 16:06
 

Elisangela Rodrigues, trabalho na Escola Municipal Rafaela Abrão, professora regente do 2º ano, séries iniciais, quis participar do curso para aprender mais, gosto de estar participando de cursos para me aperfeiçoar.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - terça, 15 setembro 2020, 09:46
 

Olá professora Elisangela

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Elisangela
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ELISANGELA RODRIGUES MACHADO CAVALHEIRO - terça, 15 setembro 2020, 14:27
 

Obrigada!

Imagem de ROSIMEIRE ARGUELHO DE ARAuJO FERREIRA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ROSIMEIRE ARGUELHO DE ARAuJO FERREIRA - segunda, 14 setembro 2020, 16:31
 

Rosimeire Arguelho de Araujo Ferreira, trabalho na Escola Municipal Irene Szukala, professora regente do 4º ano, sempre participo dos curso para aprender mais, gosto de estar participando de cursos para me aperfeiçoar e interagir com os demais colegas, assim creio que cresço profissionalmente.

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quinta, 17 setembro 2020, 12:23
 

Boa tarde professora Rosimeire,

Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

 
Imagem de EDILENE RUTH PEREIRA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por EDILENE RUTH PEREIRA - segunda, 14 setembro 2020, 16:46
 

Meu nome é Edilene, sou professora de História na Reme desde 2012.

Atualmente trabalho no matutino com uma turma de 9° na Pe. Valentim e na Adair de Oliveira com 6° ao 9°. No período vespertino trabalho com 7° ao 9° no Paniago.
Minha motivação em fazer o curso foi a de melhorar minhas avaliações.

Imagem de DeBORA ANDReIA MARTINS
Re: Fórum 1 - Apresentação
por DeBORA ANDReIA MARTINS - segunda, 14 setembro 2020, 18:03
 

Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins, atuo na Educação Infantil no Grupo 4 matutino. O que me levou a participar deste curso foi aprender novas habilidades para empregar em sala de aula.

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - quarta, 16 setembro 2020, 12:37
 

Bom dia a todos.

Débora e Edilene,

Estamos muito felizes com a participação de vocês. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente semana.

Imagem de Cristiane  Vidal de Melo Ferreira
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Cristiane Vidal de Melo Ferreira - segunda, 14 setembro 2020, 20:55
 

Sou professora de anos iniciais, no momento trabalho com as turmas de terceiros anos nas escolas Licurgo e Nicolau Fragelli. Sempre estou em busca do conhecimento para aperfeiçoar o meu trabalho e por isso estou aqui. 

Cristiane Vidal

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - segunda, 28 setembro 2020, 10:05
 

Boa dia  professora  Cristiane,

Pimeiramente peço desculpas pela demora em responder, como somos muitos acabei pulando sua postagem. Que prazer ter você em nosso curso Cristiane também trabalhei na escola Licurgo e tenho ótimas lembranças dos colegas que ali deixei. Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

NAUANE BARBOSA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por NAUANE BARBOSA ARAUJO - terça, 15 setembro 2020, 08:34
 

Olá!

Me chamo Nauane, trabalho na Escola Municipal Frederico Soares.

Atualmente sou professora regente do 4º ano.

Acredito que devemos estar sempre em busca de novas aprendizagens, por isso a escolha do curso.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - terça, 15 setembro 2020, 09:47
 

Olá professora Nauane

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - terça, 15 setembro 2020, 14:08
 

Bom dia a todos!  Sou professora Nádia formada em Letras/Espanhol, lecionei nos anos finais do ensino fundamental em várias escolas do munícipio, como Major Aviador Y- Juca Pirama de Almeida, Profª Eulália NetoLessa, Profº Licurgo de Oliveira Bastos, Profº Nagib Raslan, etc. Atualmente trabalho na Divisão de Avaliação da Semed e atuarei como tutora, acompanhando os cursistas:

 

MAIRA PEREIRA DOS SANTOS RODRIGUES

ELIANE RODRIGUES

LENIR GOMES XIMENESNI

MARIA DE FÁTIMA MORAIS PEREIRA

TÂNIA MARIA NÓBREGA MENDES MOREIRA

ROSIMEIRE ARGUELHO DE ARAÚJO FERREIRA

CRISTIANE VIDAL DE MELO FERREIRA

TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES

FERNANDO AUGUSTO MATOS LÔBO DO ESPIRITO SANTO

JUCILEIA DA SILVA

Imagem de Lenir Gomes Ximenes
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Lenir Gomes Ximenes - quarta, 16 setembro 2020, 21:27
 

Olá,

Sou Lenir, professora de História. Atuo na Escola Rafaela Abrão - CAIC, com turmas do 7º ao 9º ano e na Escola Antônio Lopes Lins, com 6º ano.

Meu interesse pelo curso é elaborar avaliações mais significativas.

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quinta, 17 setembro 2020, 12:24
 

Boa tarde professora Lenir,

Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

 
Imagem de TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES
Re: Fórum 1 - Apresentação
por TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES - terça, 22 setembro 2020, 10:34
 

Olá! Eu sou a Tayana e trabalho nas escolas Profº Wilson Taveira Rosalino e Irene Szukala. Leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e IEL. Trabalho com as turmas do 6º, 8º e 9º ano. Eu gostei do tema do curso porque é bastante importante sabermos aproveitar o que um texto pode ter de melhor, o manejo de questões e o leque de possibilidades que um texto, bem trabalhado através de questionamentos, pode ter.

Att, 

Tayana.

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quarta, 23 setembro 2020, 09:57
 

Tayana, bom dia!

Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

Imagem de JUCILEIA DA SILVA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por JUCILEIA DA SILVA - terça, 15 setembro 2020, 14:53
 

Boa Tarde,desculpa o atraso, estava com problemas técnicos. Meu nome é Juciléia da Silva, trabalho na Escola Rafaela Abrão nos Anos Iniciais  e EMEI Base Aérea com o grupo 2 na Educação Infantil, sou pedagoga e pós graduada em Educação Especial e Inclusiva. O que me levou a fazer o curso foi a busca por novos conhecimento, devemos sempre nos atualizar e a área da educação devemos estar sempre em busca de novos conhecimentos.

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quinta, 17 setembro 2020, 12:26
 

Boa Tarde professora Juciléia,

Sem problemas professora que bom que conseguiu efetivar o acesso, estamos aqui para auxiliá-los no que for preciso. Agradecemos  sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

 
Imagem de RAQUEL ESPINDOLA COELHO
Re: Fórum 1 - Apresentação
por RAQUEL ESPINDOLA COELHO - quarta, 16 setembro 2020, 18:42
 

Olá, meu nome é Raquel trabalho na escola municipal Profª Danda Nunes. Atuo como professora do Ensino Fundamental I na disciplina de ciências. Avaliação é uma temática desafiadora deve ser um processo contínuo e uma ferramenta para melhoria do ensino. Com esse curso quero aprender mais sobre avaliação, aplicabilidade, avaliação formativa e autoavaliação.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 18 setembro 2020, 09:07
 

Olá professora Raquel

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 18 setembro 2020, 09:11
 

Conforme a descrição do curso, "A  avaliação da aprendizagem tem papel fundamental no processo de escolarização. Neste curso você se apropriará de conhecimentos que o auxiliará na elaboração de questões de prova atendendo aos princípios da avaliação formativa. Em outras palavras, o conteúdo do curso o subsidiará a pensar na avaliação como um recurso pedagógico que possibilite ao aluno demonstrar o que aprendeu, sempre em acordo com a finalidade do processo de ensino e aprendizagem."

Os objetivos são:

Geral

  • Promover estudos a partir de três focos: conceito, estrutura e palavras adequadas para ampliar os conhecimentos do professor sobre o processo de elaboração de questões de provas.

Específicos:

  • Analisar estrutura de questões de múltipla escolha.
  • Elaborar questões de múltipla escolha conforme técnicas de elaboração de itens.
  • Aproximar professores dos modelos de itens mobilizados nas avaliações em larga escala.
Imagem de THAYS NEPOMUCENO DE OLIVEIRA
Re: Fórum 1 - Apresentação
por THAYS NEPOMUCENO DE OLIVEIRA - sexta, 18 setembro 2020, 20:29
 

Olá. Meu nome é Thays, leciono língua inglesa na escola municipal Profº. Plínio Mendes dos Santos, de Campo Grande - MS. Minhas turmas são do 6º ano ao 9º ano. Quero obter mais conecimentos e ter mais habilidades com as mídias tecnológicas. 

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - domingo, 20 setembro 2020, 10:35
 

Bom dia a todos.

Professora Thays

Estamos muito felizes com a sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente semana.

eu e minha nenê
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Tânia Maria Nóbrega Mendes Moreira - domingo, 20 setembro 2020, 22:08
 

Professora Nadia  Añes

Boa noite!

Sou a professora Tânia Nóbrega, Tabalho na rede a 20 anos e atuamente trabalho nas  Escolas  Danda Nunes e Vanderlei Rosa de Oliveira. Respondi a minha apresentação na primeira página do ambiente, onde coloquei minha formação , onde atuo , anos e outras questões relevantes. Não entendi sua postagem de hoje. solicito informações sobre isso. Então nesse espaço é uma repetição do que já realizamos. Tenho acompanhado suas postagens, assim como os videos sobre o que é avliar, etc. 

Desde já agradeço seu carinho em nossa jornada.

Atenciosamente, Tânia Nóbrega

Imagem de Luciana  Aparecida da Silva
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Luciana Aparecida da Silva - segunda, 21 setembro 2020, 09:58
 

Olá!

Sou a Professora Luciana Aparecida da Silva, atualmente estou atuando como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Professora Marina Couto Fortes. Minha motivação é de melhorar, atualizar e afinar meu olhar e conhecimento a esse respeito (AVALIAÇÂO), não apenas para mim mesma, mas também para  orientar de maneira mais significativa  meus colegas e cooperar simultaneamente com a aprendizagem dos nossos alunos, tornando-a leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamado escolarização. 

Satisfação e gratidão por esta oportunidade.

Sucesso pra todos nós!

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - terça, 22 setembro 2020, 09:58
 

Bom dia professora Luciana e demais colegas,

Pensando nas avaliações de forma “leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamada escolarização", Bollela, Borges e Troncon (2018) apresentam sete atributos observados nos processos avaliativos. Dentre eles, os autores destacam a validade dos testes, referente ao julgamento se o método empregado permiti avaliar o que se queria, fidedignidade, observância do seu rigor técnico e se é reprodutível, e o seu impacto educacional, análise dos pontos positivos e negativos que tal avaliação propicia aos “atores” envolvidos. O tratamento dessas dimensões passa pelo estudo das técnicas para elaboração das questões de prova, pois, a partir de uma boa questão podemos pensar nos demais aspectos de uma avaliação.

Excelente semana.

Kleber.

BOLLELA, V. R.; BORGES, M. C.; TRONCON, L. E. A. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Rev. bras. educ. med.,  Brasília ,  v. 42, n. 4, p. 74-85,  Dec.  2018 .   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400074&lng=en&nrm=iso. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20160065.

Imagem de MARCIA PEREIRA DOS SANTOS
Re: Fórum 1 - Apresentação
por MARCIA PEREIRA DOS SANTOS - segunda, 21 setembro 2020, 16:31
 

Meu nome é Marcia Pereirra dos Santos ; sou professora de ciências e trabalho nas escolas

Professora Eulália Neto Lessa, Carlos Garcia de Queiroz, Osvaldo Cruz, João Evangelista Vieira de Almeida.

O principal objetivo é adquirir conhecimento para o melhoramento das minhas aulas 

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - terça, 22 setembro 2020, 09:13
 

Olá professora Marcia

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de BRUNO BENITES ESCOBAR
Re: Fórum 1 - Apresentação
por BRUNO BENITES ESCOBAR - terça, 22 setembro 2020, 09:45
 

Bom dia!

Sou professor Bruno Benites Escobar, trabalho na Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins, 6° e 7° ano, na disciplina de matemática. A motivação para o curso está baseada no aprimoramento dos conhecimentos para que eu possa utilizar a avaliação como um instrumento que auxilie e potencialize o processo de aprendizagem.

Kleber Ramos Gonçalves
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Kleber Ramos Gonçalves - terça, 22 setembro 2020, 10:00
 

Bom dia professor Bruno Benites e demais colegas.

Estamos muito felizes por sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.

Excelente Semana.

Kleber.

Imagem de TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES
Re: Fórum 1 - Apresentação
por TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES - terça, 22 setembro 2020, 10:32
 

Olá! Eu sou a Tayana e trabalho nas escolas Profº Wilson Taveira Rosalino e Irene Szukala. Leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e IEL. Trabalho com as turmas do 6º, 8º e 9º ano. Eu gostei do tema do curso porque é bastante importante sabermos aproveitar o que um texto pode ter de melhor, o manejo de questões e o leque de possibilidades que um texto, bem trabalhado através de questionamentos, pode ter.

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - sexta, 25 setembro 2020, 09:11
 

Bom dia professora Tayana!

Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

 
Imagem de Maira   Pereira dos Santos
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Maira Pereira dos Santos - terça, 22 setembro 2020, 12:22
 

Olá Pessoal! Sou a professora Maira Pereira dos Santos Rodrigues. Tenho formação em Licenciatura em matemática  e estou teminando licenciatura em pedagogia, tenho pós graduação em coordenação pedagogica. Atualmente trabalho na E. M. Pe. José de Anchieta como apoio pedagógico da equipe técnica. Resolvi fazer o curso "Avaliação da Aprendizagem: Elaboração de questoes de prova por acreditar que ampliando  novos conhecimento  nas diversas aréas posso de alguma forma contribuir com a equipe que trabalho. Aprender para inovar no ambiente de trabalho também é um dos motivos que resolvi fazer esse curso. Espero aprender uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos meus  alunos. 

Imagem de Nádia  Sanches Añez
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Nádia Sanches Añez - quarta, 23 setembro 2020, 10:00
 

Professora Maira, bom dia!

Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.

Desejamos bons estudos!

Imagem de ELENA ANGELA CRUCIOL SOARES
Re: Fórum 1 - Apresentação
por ELENA ANGELA CRUCIOL SOARES - quinta, 1 outubro 2020, 10:30
 

Bom dia a todas(os)!

Sou a Elena, professora de atividades no 5º ano no EF Anos Iniciais,  na escola Maria Regina de V. Galvão.

Sobre a minha participação no curso, penso que a avaliação da aprendizagem é um tema muito complexo e o aprendizado requer estudos constantes, assim, acredito que este curso nos indicará caminhos com novos olhares para a avaliação no âmbito da sala de aula.

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 2 outubro 2020, 11:40
 

Olá professora Elena

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Como escrevi anteriormente para os demais cursistas, 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de GUSTAVO NUNES GALVAO DOS SANTOS
Re: Fórum 1 - Apresentação
por GUSTAVO NUNES GALVAO DOS SANTOS - quarta, 7 outubro 2020, 00:16
 

Olá! 

Sou o Gustavo Nunes, Leciono na E.M. Dr. Plíno Barbosa Martins, atuo na diciplina de arte. Anos finais do ensino fundamental . O curso é de grande relevância para a cronstrução do conhecimento na esfera acadêmica e profissional.  

 

 

Imagem de Christiane  Caetano Martins
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - quarta, 7 outubro 2020, 09:10
 

Olá professor Gustavo

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf

Imagem de Fernando Augusto Matos Lobo do Espirito Santo
Re: Fórum 1 - Apresentação
por Fernando Augusto Matos Lobo do Espirito Santo - segunda, 19 outubro 2020, 13:46
 

Olá! Sou o professor Fernando Augusto e estou nas escolas Licurgo e Elizabel. Minha motivação para o curso foi aprender maneiras diferenciadas e elaborar questões, desenvolver uma "prova" de maneira que atenda aos alunos de uma maneira mais significativa.