Neste fórum, você se apresentará escrevendo: a(s) escola(s) em que trabalha, o ano escolar e a disciplina que leciona, bem como a motivação que o levou a fazer o curso.
Neste fórum, você se apresentará escrevendo: a(s) escola(s) em que trabalha, o ano escolar e a disciplina que leciona, bem como a motivação que o levou a fazer o curso.
Olá professores(as), sejam bem-vindos(as) ao Curso Avaliação da aprendizagem: elaboração de questões de prova. Conforme informado, via e-mail, serei a tutora dos(as) seguintes cursistas:
MÁRCIA PEREIRA;
DEBORA DARACELLI;
RAQUEL ESPINDOLA;
ELISANGELA RODRIGUES;
NAUANE BARBOSA;
KATIUCIA APARECIDA;
ANA PAULA SOUZA;
DIRCIOANE XAVIER;
ELENA ANGELA CRUCIOL;
GUSTAVO NUNES.
Atentem-se para a leitura e estudo dos materiais disponibilizados nos módulos (textos, vídeos), bem como para a participação nos fóruns e realização das atividades.
Bom curso para todos(as)!
Olá!
Estou aprendendo a mexer aqui no Moodle. Estava meio perdida, mas consegui!
Sou professora de Ciências na Escola Municpal Celina Martins Jallad desde 2019, leciono nas turmas dos 1º, 3º e 4º anos. Formada em Pedagogia em 2010. Busco alternativas para efetivar uma avaliação que realmente consiga diagnosticar a aprendizagem dos alunos, e que melhore tanto o processo de ensino e aprendizagem , quanto desperte o interesse dos alunos.
Olá professora Débora
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Bom dia a todos, me chamo Ana Paula e estou como apoio pedagógico com turmas do 6º ao 9º. Espero com este curso poder auxiliar os professores que coordeno quanto a avaliação.
Olá professora Ana Paula
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Como escrevi anteriormente para os demais cursistas,
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Olá
Me chamo Kleber Ramos Gonçalves, leciono a disciplina de matemática na Reme desde 2008. E, em 2013 comecei a atuar como professor/técnico da Divisão de Avaliação. Atuarei como tutor dos seguintes professores (as):
Alexsandra Vincler Gomes
Bruno Benites Escobar
Débora Andréia Martins
Edilene Ruth Pereira
Gisseli Freitas Monteiro De Souza
Juliane Pedersoli
Luciana Aparecida Da Silva
Magali Pereira Dos Santos Moraes
Patrícia Bissoli Medeiros Clemente Póvoa
Thays Nepomuceno De Oliveira
Me coloco à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Desejo um excelente curso a todos!
Olá!
Sou a Professora Luciana Aparecida da Silva, atualmente atuando como Coordenadora Pedagógica e estou aqui para melhorar, atualizar e afinar meu olhar e conhecimento a esse respeito, não apenas para mim mesma, mas também para orientar de maneira mais significativa meus colegas e cooperar simultaneamente com a aprendizagem dos nossos alunos, tornando-a leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamado escolarização.
Satisfação e gratidão por esta oportunidade.
Sucesso pra todos nós!
BOM DIA ME CHAMO PATRICIA BISSOLI, SOU PROFESSORA DE ARTE DO 6° AO 9°, NA E.M. HERCULES MAYMONE, DOU AULA DESDE DE 2016, E MEU INTERESSE NO CURSO É PARA ENRIQUECIMENTO DAS MINHAS AVALIAÇÕES.
Elisangela Rodrigues, trabalho na Escola Municipal Rafaela Abrão, professora regente do 2º ano, séries iniciais, quis participar do curso para aprender mais, gosto de estar participando de cursos para me aperfeiçoar.
Olá professora Elisangela
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Rosimeire Arguelho de Araujo Ferreira, trabalho na Escola Municipal Irene Szukala, professora regente do 4º ano, sempre participo dos curso para aprender mais, gosto de estar participando de cursos para me aperfeiçoar e interagir com os demais colegas, assim creio que cresço profissionalmente.
Boa tarde professora Rosimeire,
Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Meu nome é Edilene, sou professora de História na Reme desde 2012.
Atualmente trabalho no matutino com uma turma de 9° na Pe. Valentim e na Adair de Oliveira com 6° ao 9°. No período vespertino trabalho com 7° ao 9° no Paniago.
Minha motivação em fazer o curso foi a de melhorar minhas avaliações.
Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins, atuo na Educação Infantil no Grupo 4 matutino. O que me levou a participar deste curso foi aprender novas habilidades para empregar em sala de aula.
Sou professora de anos iniciais, no momento trabalho com as turmas de terceiros anos nas escolas Licurgo e Nicolau Fragelli. Sempre estou em busca do conhecimento para aperfeiçoar o meu trabalho e por isso estou aqui.
Cristiane Vidal
Boa dia professora Cristiane,
Pimeiramente peço desculpas pela demora em responder, como somos muitos acabei pulando sua postagem. Que prazer ter você em nosso curso Cristiane também trabalhei na escola Licurgo e tenho ótimas lembranças dos colegas que ali deixei. Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Olá!
Me chamo Nauane, trabalho na Escola Municipal Frederico Soares.
Atualmente sou professora regente do 4º ano.
Acredito que devemos estar sempre em busca de novas aprendizagens, por isso a escolha do curso.
Olá professora Nauane
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
MAIRA PEREIRA DOS SANTOS RODRIGUES
ELIANE RODRIGUES
LENIR GOMES XIMENESNI
MARIA DE FÁTIMA MORAIS PEREIRA
TÂNIA MARIA NÓBREGA MENDES MOREIRA
ROSIMEIRE ARGUELHO DE ARAÚJO FERREIRA
CRISTIANE VIDAL DE MELO FERREIRA
TAYANA DE OLIVEIRA FERNANDES
FERNANDO AUGUSTO MATOS LÔBO DO ESPIRITO SANTO
JUCILEIA DA SILVA
Olá,
Sou Lenir, professora de História. Atuo na Escola Rafaela Abrão - CAIC, com turmas do 7º ao 9º ano e na Escola Antônio Lopes Lins, com 6º ano.
Meu interesse pelo curso é elaborar avaliações mais significativas.
Boa tarde professora Lenir,
Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Olá! Eu sou a Tayana e trabalho nas escolas Profº Wilson Taveira Rosalino e Irene Szukala. Leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e IEL. Trabalho com as turmas do 6º, 8º e 9º ano. Eu gostei do tema do curso porque é bastante importante sabermos aproveitar o que um texto pode ter de melhor, o manejo de questões e o leque de possibilidades que um texto, bem trabalhado através de questionamentos, pode ter.
Att,
Tayana.
Tayana, bom dia!
Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Boa Tarde,desculpa o atraso, estava com problemas técnicos. Meu nome é Juciléia da Silva, trabalho na Escola Rafaela Abrão nos Anos Iniciais e EMEI Base Aérea com o grupo 2 na Educação Infantil, sou pedagoga e pós graduada em Educação Especial e Inclusiva. O que me levou a fazer o curso foi a busca por novos conhecimento, devemos sempre nos atualizar e a área da educação devemos estar sempre em busca de novos conhecimentos.
Boa Tarde professora Juciléia,
Sem problemas professora que bom que conseguiu efetivar o acesso, estamos aqui para auxiliá-los no que for preciso. Agradecemos sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Olá, meu nome é Raquel trabalho na escola municipal Profª Danda Nunes. Atuo como professora do Ensino Fundamental I na disciplina de ciências. Avaliação é uma temática desafiadora deve ser um processo contínuo e uma ferramenta para melhoria do ensino. Com esse curso quero aprender mais sobre avaliação, aplicabilidade, avaliação formativa e autoavaliação.
Olá professora Raquel
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Conforme a descrição do curso, "A avaliação da aprendizagem tem papel fundamental no processo de escolarização. Neste curso você se apropriará de conhecimentos que o auxiliará na elaboração de questões de prova atendendo aos princípios da avaliação formativa. Em outras palavras, o conteúdo do curso o subsidiará a pensar na avaliação como um recurso pedagógico que possibilite ao aluno demonstrar o que aprendeu, sempre em acordo com a finalidade do processo de ensino e aprendizagem."
Os objetivos são:
Geral
Específicos:
Olá. Meu nome é Thays, leciono língua inglesa na escola municipal Profº. Plínio Mendes dos Santos, de Campo Grande - MS. Minhas turmas são do 6º ano ao 9º ano. Quero obter mais conecimentos e ter mais habilidades com as mídias tecnológicas.
Bom dia a todos.
Professora Thays
Estamos muito felizes com a sua participação. Esperamos que o curso possa atender suas expectativas.
Excelente semana.
Professora Nadia Añes
Boa noite!
Sou a professora Tânia Nóbrega, Tabalho na rede a 20 anos e atuamente trabalho nas Escolas Danda Nunes e Vanderlei Rosa de Oliveira. Respondi a minha apresentação na primeira página do ambiente, onde coloquei minha formação , onde atuo , anos e outras questões relevantes. Não entendi sua postagem de hoje. solicito informações sobre isso. Então nesse espaço é uma repetição do que já realizamos. Tenho acompanhado suas postagens, assim como os videos sobre o que é avliar, etc.
Desde já agradeço seu carinho em nossa jornada.
Atenciosamente, Tânia Nóbrega
Olá!
Sou a Professora Luciana Aparecida da Silva, atualmente estou atuando como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Professora Marina Couto Fortes. Minha motivação é de melhorar, atualizar e afinar meu olhar e conhecimento a esse respeito (AVALIAÇÂO), não apenas para mim mesma, mas também para orientar de maneira mais significativa meus colegas e cooperar simultaneamente com a aprendizagem dos nossos alunos, tornando-a leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamado escolarização.
Satisfação e gratidão por esta oportunidade.
Sucesso pra todos nós!
Bom dia professora Luciana e demais colegas,
Pensando nas avaliações de forma “leve, prazerosa e naturalmente construída nesse processo chamada escolarização", Bollela, Borges e Troncon (2018) apresentam sete atributos observados nos processos avaliativos. Dentre eles, os autores destacam a validade dos testes, referente ao julgamento se o método empregado permiti avaliar o que se queria, fidedignidade, observância do seu rigor técnico e se é reprodutível, e o seu impacto educacional, análise dos pontos positivos e negativos que tal avaliação propicia aos “atores” envolvidos. O tratamento dessas dimensões passa pelo estudo das técnicas para elaboração das questões de prova, pois, a partir de uma boa questão podemos pensar nos demais aspectos de uma avaliação.
Excelente semana.
Kleber.
BOLLELA, V. R.; BORGES, M. C.; TRONCON, L. E. A. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 42, n. 4, p. 74-85, Dec. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400074&lng=en&nrm=iso. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20160065.
Meu nome é Marcia Pereirra dos Santos ; sou professora de ciências e trabalho nas escolas
Professora Eulália Neto Lessa, Carlos Garcia de Queiroz, Osvaldo Cruz, João Evangelista Vieira de Almeida.
O principal objetivo é adquirir conhecimento para o melhoramento das minhas aulas
Olá professora Marcia
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Bom dia!
Sou professor Bruno Benites Escobar, trabalho na Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins, 6° e 7° ano, na disciplina de matemática. A motivação para o curso está baseada no aprimoramento dos conhecimentos para que eu possa utilizar a avaliação como um instrumento que auxilie e potencialize o processo de aprendizagem.
Olá! Eu sou a Tayana e trabalho nas escolas Profº Wilson Taveira Rosalino e Irene Szukala. Leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e IEL. Trabalho com as turmas do 6º, 8º e 9º ano. Eu gostei do tema do curso porque é bastante importante sabermos aproveitar o que um texto pode ter de melhor, o manejo de questões e o leque de possibilidades que um texto, bem trabalhado através de questionamentos, pode ter.
Bom dia professora Tayana!
Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Olá Pessoal! Sou a professora Maira Pereira dos Santos Rodrigues. Tenho formação em Licenciatura em matemática e estou teminando licenciatura em pedagogia, tenho pós graduação em coordenação pedagogica. Atualmente trabalho na E. M. Pe. José de Anchieta como apoio pedagógico da equipe técnica. Resolvi fazer o curso "Avaliação da Aprendizagem: Elaboração de questoes de prova por acreditar que ampliando novos conhecimento nas diversas aréas posso de alguma forma contribuir com a equipe que trabalho. Aprender para inovar no ambiente de trabalho também é um dos motivos que resolvi fazer esse curso. Espero aprender uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos meus alunos.
Professora Maira, bom dia!
Ficamos felizes com sua participação no curso Avaliação da Aprendizagem: elaboração de questões de provas, esperamos que o mesmo possa atender as suas expectativas no intuito de instigar uma reflexão sobre a elaboração de questões que objetivam avaliar ou inferir sobre determinados conteúdos e habilidades.
Desejamos bons estudos!
Bom dia a todas(os)!
Sou a Elena, professora de atividades no 5º ano no EF Anos Iniciais, na escola Maria Regina de V. Galvão.
Sobre a minha participação no curso, penso que a avaliação da aprendizagem é um tema muito complexo e o aprendizado requer estudos constantes, assim, acredito que este curso nos indicará caminhos com novos olhares para a avaliação no âmbito da sala de aula.
Olá professora Elena
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Como escrevi anteriormente para os demais cursistas,
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.
Olá!
Sou o Gustavo Nunes, Leciono na E.M. Dr. Plíno Barbosa Martins, atuo na diciplina de arte. Anos finais do ensino fundamental . O curso é de grande relevância para a cronstrução do conhecimento na esfera acadêmica e profissional.
Olá professor Gustavo
Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica.
Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf.