Mensagem enviada por Christiane Caetano Martins

Página:  1  2  ()
Imagem de Christiane  Caetano Martins
DAV_2020_T2 -> Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - quarta, 7 outubro 2020, 09:10
 

Olá professor Gustavo

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf


Imagem de Christiane  Caetano Martins
DAV_2020_T2 -> Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 2 outubro 2020, 11:40
 

Olá professora Elena

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Como escrevi anteriormente para os demais cursistas, 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf


Imagem de Christiane  Caetano Martins
DAV_2020_T2 -> Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 2 outubro 2020, 11:35
 

Olá professora Ana Paula

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Como escrevi anteriormente para os demais cursistas, 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf


Imagem de Christiane  Caetano Martins
DAV_2020_T2 -> Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - terça, 22 setembro 2020, 09:13
 

Olá professora Marcia

Agradecemos sua participação no curso, pois sabemos o quanto a temática avaliação nos inquieta e nos impulsiona para a busca de mais conhecimentos, sempre com a intenção de melhorarmos nossa prática pedagógica. 

Antes de termos o conhecimento dos procedimentos técnicos para a elaboração de questões de prova, enfatizamos a necessidade de compreendermos a avaliação como aliada do processo de ensino e de aprendizagem, pois é por meio dela que nos orientaremos para a tomada de decisões a partir dos resultados obtidos. Isso posto, por meio do material disponibilizado no Moodle, bem como de outras leituras sugeridas para estudo e da troca de conhecimentos, ao invés de pensarmos a avaliação como prática reguladora, controladora, buscaremos compreendê-la a partir de uma perspectiva emancipatória, crítico-transformadora, como ressalta Ana Maria Saul, no texto “Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática” (2015). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf


Imagem de Christiane  Caetano Martins
DAV_2020_T2 -> Fórum 1 - Apresentação
por Christiane Caetano Martins - sexta, 18 setembro 2020, 09:11
 

Conforme a descrição do curso, "A  avaliação da aprendizagem tem papel fundamental no processo de escolarização. Neste curso você se apropriará de conhecimentos que o auxiliará na elaboração de questões de prova atendendo aos princípios da avaliação formativa. Em outras palavras, o conteúdo do curso o subsidiará a pensar na avaliação como um recurso pedagógico que possibilite ao aluno demonstrar o que aprendeu, sempre em acordo com a finalidade do processo de ensino e aprendizagem."

Os objetivos são:

Geral

  • Promover estudos a partir de três focos: conceito, estrutura e palavras adequadas para ampliar os conhecimentos do professor sobre o processo de elaboração de questões de provas.

Específicos:

  • Analisar estrutura de questões de múltipla escolha.
  • Elaborar questões de múltipla escolha conforme técnicas de elaboração de itens.
  • Aproximar professores dos modelos de itens mobilizados nas avaliações em larga escala.

Página:  1  2  ()