Roberto Dambros
Projetos com Arduíno....
por Roberto Dambros - quinta, 23 novembro 2017, 08:16
 

Pesquise alguns projetos e veja alguns videos de projetos com Arduino e faça um relato aqui do que é necessário para construir o projeto que desejas (diferente do projeto da aula do dia 01/11/2017):

https://www.youtube.com/watch?v=eJg3yuAAawA

https://www.youtube.com/watch?v=BLtZcA0cRoc

https://www.youtube.com/watch?v=5KwH-bQYOEc

 

Imagem de GIOVANNA  VILHALVA DA CRUZ
Re: Projetos com Arduíno....
por GIOVANNA VILHALVA DA CRUZ - quinta, 23 novembro 2017, 14:04
 

Bom,o projeto que eu quero muuito desenvolver eu nao achei na internet,que é um robozinho que tem sensor,e quando vc chega perto dele ele diz olá e pergunta tudo bem?Ou um comandado por um aplicativo que nós criarmos e então comandamos o que ele vai dizer.O mais perto disso que eu consegui achar na internet foi esse   Sintetizar voz não é uma tarefa simples e fácil, em minhas buscas na web encontrei alguns poucos exemplos com placas eletrônicas dedicadas e shields para Arduino que são funcionais mas pouco atraentes por causa de suas características e limitações por exemplo: voz robotizada, língua inglesa, alto custo entre outros.

 
          Nossa proposta é utilizar arquivos de áudio no formato wave utilizando o padrão PCM que trabalha confortavelmente com o Arduino. Apesar da facilidade de uso desses arquivos de áudio, um problema que constatei foi a baixa qualidade do som reproduzido pelo padrão de Modulação por Código de Pulso.
 
PCM - 8KHz de amostragem - 8 bits de resolução - canal mono - Usado em Sistema Telefônico
 
 
Teoria da Amostragem:
 
Qualidade de som = Amostra de Frequência * Resolução da Amostra
 
 
  • 16 Kbps - Rádio de ondas curtas
  • 32 Kbps - Rádio AM
  • 96 Kbps - Rádio FM
  • 128 Kbps - Próximo ao CD
  • 256 Kbps - Estúdio de Som

 

Felizmente com um pouco mais de trabalho podemos obter um resultado satisfatório.
 
 
Vamos demonstrar nossa técnica através de um termômetro que fala a temperatura registrada!!!
 
 
  • Inicialmente vamos usar uma biblioteca chamada TMRpcm. Com ela podemos reproduzir claramente arquivos wav de 22050 Hz 8-bit PCM mono.

 

 
  • Usei o aplicativo Easy Voice Recorder com as configurações acima para gravar em arquivos separados uma voz feminina, os arquivos contém as pronúncias temperatura, graus Celcius e os números 20 até 40.

 

 
  • Editei os arquivos de áudio no software Sony Vegas.

 

 
Segue o código fonte do nosso projeto:

 

#include <SD.h>
#include <TMRpcm.h>

#define pinoChipSelectSD 53

TMRpcm audioCartaoSD;

const int SENSOR_LM35 = A0;
const float CONVERSAO_CELSIUS = 0.49;

int leituraSensor;
float temperaturaAtual, temperaturaAnterior;
String valorTemp;

void setup(){  
    Serial.begin(9600);
    if (!SD.begin(pinoChipSelectSD)) {
        Serial.println("Falha no cartao SD");  
    }

    pinMode(SENSOR_LM35, INPUT);
    audioCartaoSD.speakerPin = 11;
}

void loop(){  
    temperaturaAtual = analogRead(SENSOR_LM35) * CONVERSAO_CELSIUS;
    if(temperaturaAtual != temperaturaAnterior) {
        temperaturaAnterior = temperaturaAtual;
                
        valorTemp = String(int(temperaturaAtual));
        valorTemp.concat(".wav");

        char nomeArquivo[valorTemp.length( ) + 1];
        valorTemp.toCharArray(nomeArquivo, sizeof(nomeArquivo));        
        
        audioCartaoSD.play("temp.wav");
        while(audioCartaoSD.isPlaying());
        audioCartaoSD.play(nomeArquivo);
        while(audioCartaoSD.isPlaying());
        audioCartaoSD.play("graus.wav");

        Serial.println(temperaturaAtual);
        delay(5000);        
    }
}
 
O componentes usados foram:

  1. Arduino Mega 2560
  2. Leitor de Cartão Micro SD
  3. Sensor de Temperatura LM35
  4. Buzzer para escutar que posteriormente foi conectado a um caixa de som de computador

As conexões dos componentes foram:

  1. Saída de som para fone de ouvido, caixa de som, amplificador, etc. Pino 11 para Arduino Mega e pino 9 para Arduino Uno.
  2. Formate o cartão micro SD em FAT32 e copie os arquivos de áudio.
  3. Terminal 2 (terminal do meio) do LM35 ao pino A0 do Arduino.

Leitor de cartão SD:

Arduino Mega
Cartão SD
50
MISO
51
MOSI
52
SCK
53
CS
GND
GND
5 volts
VCC
 
Arduino Uno
Cartão SD
12
MISO
11
MOSI
13
SCK
4
CS
GND
GND
5 volts
VCC
 
 
Imagem de GIOVANNA  VILHALVA DA CRUZ
Re: Projetos com Arduíno....
por GIOVANNA VILHALVA DA CRUZ - quinta, 23 novembro 2017, 14:58
 

Bom eu tinha pensado em criar um robozinho com reconhecimento de voz ou um robozinho com comando por aplicativo,nós criariamos o aplicativo,bom pela minha pesquisa,ppara fazer o robozinho com reconhecimento por voz teriamos que ter o arduino shield,bateria,protoboard fios e a estrutura do robozinho,o arduino shield nao é como o UNO porque o objetivo dele é o reconhecimento por voz,por exemplo : vc programa ele para fazer uma atividade, e ele executa essa atividade apenas quando vc falar algo e ele reconhecer tua voz,e eu queria programar ele para desenhar.E o robozinho de comando por aplicativo,teriamos que criar o aplicativo que seria um aplicativo que lá escreveriamos o que o robzinho iria falar,para isso precisariamos,de um "Auto-falante" para fazer o arduino "falar", o arduino,protoboard,e bateria, programariamos o arduino para executar a atividade de falar tudo que escrevemos no aplicativo,e também interligar o aplicativo  com o arduino,EU acho que demoraria em cerca de 1h30min á 2h30min para fazer a estrutura do robozinho,não sei se demoraria para criar o aplicativo,mas acho que não,dependendo de que tipo de aplicativo iria criar,eu acho q a parte que mais demoraria seria a parte do aplicativo.Mas então,essa é minha ideia

Imagem de NICOLY  BELTRÃO LEITE DE ASSIS
Re: Projetos com Arduíno....robo q faca caricutura
por NICOLY BELTRÃO LEITE DE ASSIS - quinta, 23 novembro 2017, 15:42
 

Quando o prof falou q nos tinhamos q pensar em um projeto fiquei em duvidas mas ao decorrer do tempo acho q ja sei o meu projeto vou e quero fazer um robo que lhe-desenhe bom eu acho q na minha mente seria assim: fariamos um robo que os seu sensores seria que te desenhasse ,ele te veria e depois ele te decoraria depois ele te desenharia .se fosse bem,programado seria um desenho perfeito .vamos agora procurar sua programagem :

Pra começar instalaria sensor nele mas antes eu faria um desenho ou para melhorar faria uma maquete para ter uma noção maior do projeto ;

E claro q eu iria usar o arduino para a programação do robo ,ele seria grande porte medio, como eu ja tenho um pequeno conhecimento do assunto eu acho q eu teria mais facilidade;

Depois eu iria montar ele pq ele seria de metal eu pasaria uma tinta em esprei branco para deixar mais bonito ;

A parte da memoria eu ainda esou em duvidas de fazer um cartao de memoria q lembraçe o robo de sua obrigações ou sesores altomatica ,porem  eu acho q seria mais valido colocar sensores altomaticos no meu robo ;

Agora eu presiso saber como vou fazer para o robo desenhar mas se acaso colocassemos sensores nele talvez de serto montar uma caneta simples com a tinta q possa reecolocar ;

MomanCamera_20131216_093735

esse e um ex de desenho q podemos fazer em varias outras ideaias em mais variados tipos de molduras e de face do jeito q quisermos so isso q eu pesei bay.

MomanCamera_20131216_093735... - Veja mais em https://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2013/12/16/aplicativo-transforma-sua-foto-em-caricatura/?cmpid=copiaecol
MomanCamera_20131216_093735... - Veja mais em https://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2013/12/16/aplicativo-transforma-sua-foto-em-caricatura/?cmpid=copiaecola
O MomentCam fez sucesso nas redes sociais transformando uma foto comum em caricatura, como aconteceu na imagem acima O sucesso recente do aplicativo ... - Veja mais em https://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2013/12/16/aplicativo-transforma-sua-foto-em-caricatura/?cmpid=copiaeco