Roberto Dambros
Pesquisa sobre Arduino
por Roberto Dambros - quarta, 1 novembro 2017, 08:52
 

Faça uma pesquisa no Google com os seguintes assuntos:

“Projetos com arduino”

“Possibilidades com arduino”

“Robôs com arduino”

Dentre todas suas pesquisas realizadas escolha DOIS projetos que você gostaria de construir e faça um relato destes projetos, citando o que precisa (componentes do arduino, materiais reciclados,...) quanto tempo necessário para construção e investimento necessário. 

Imagem de GIOVANNA  VILHALVA DA CRUZ
Re: Pesquisa sobre Arduino
por GIOVANNA VILHALVA DA CRUZ - quarta, 1 novembro 2017, 14:54
 

Flor robotica - TESTE PRÁTICO

Desenvolvido em conjunto com dois LDRs, o Girassol é um projeto extremamente simples que conta com uma ligação simplificada e uma baixa quantia de componentes, para quem trabalha com eletrônica e projetos de Arduino deve possuir todos os objetos necessários lá no fundo da gaveta.

Neste projeto, o Arduino irá reconhecer através dos sensores de luminosidade localizados um em cada extremidade do miolo da flor, identificar a luminosidade do ambiente e direcionar o servo motor até o ponto em que esta luminosidade estiver maior.

Vale lembrar que o servo motor em uso possui uma limitação de 180º, ou seja, o movimento da flor estará dentro deste limite, neste caso optamos e recomendamos a utilização de servos motores de metal devido ao peso da flor, porém caso sua flor seja menor ou mais leve, outro servo pode ser utilizado no lugar sem problema algum.

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

  • 1 Arduino UNO + Cabo USB AB;
  • Servo Motor MG995 Tower Pro 180°;girassol
  • Fonte de alimentação 9V 1A;
  • 2 LDR Sensor de Luminosidade 5mm;
  • Resistores 330R;
  • Jumpers.
  • MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)
  • FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)
  • Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

    Este código não possui muitos segredos e a sua funcionalidade é extremamente simplificada, para a sua utilização basta abri-lo em seu computador e carregar o mesmo junto ao Arduino, a única biblioteca que ele possui para seu funcionamento é uma biblioteca já instalada em computadores com aplicativo Arduino.

    CONCLUSÕES

    Este é um projeto simples que ainda pode ser complementado, basta você usar a sua criatividade, adicionar mais um servo e alguns LDRs e fazer com que o mesmo realize também movimentos verticais, você pode incluir um interruptor para ligar e desligar ele par deixar sempre na tomada, trocar os LDRs por outros sensores, a criatividade não tem limites.

     Braço robotico - Ter um robô capaz de realizar tarefas domésticas como lavar a louça, passar roupas e guardar as compras é um sonho cada vez mais próximo da realidade. Mas se um robô tão competente ainda é algo custoso - tanto em termos de tecnologia quanto de custo - é possível construir um braço robótico por um valor relativamente baixo.

    - 1 Arduino,

     - 4 servo-motores,

    - 1 joystick (semelhante aos de controles de videogame),

    - 1 fonte e

    - peças de acrílico e parafusos para montar o braço.

    O kit entregue aos participantes do workshop cabia inteiro em uma pasta daquelas usadas para guardar documentos.

    Não se trata de uma mera barra de alumínio com um gancho na ponta: o braço robótico desse projeto possui três articulações: “cintura”, “ombro” e “pulso”. A “mão” dele também é capaz de se mexer, e pode ter diversas terminações, como um spray (se o braço for usado para pintar objetos ou borrifar líquidos) ou uma garra de três pontas (para pegar objetos). Obviamente, um braço mais simples ficará ainda mais acessível.

     A montagem é surpreendentemente simples: basta soldar a fonte e o joystick ao Arduino e, em seguida, conectar os quatro servo-motores à placa. Com isso, toda a parte eletrônica do braço já está pronta.O resto é a estrutura: encaixar as peças de acrílico (que podem ser impressas em 3D), parafusos e articulações para dar o formato de “braço” ao robô. embora, é claro,seja possível criar outras estruturas para aproveitar

    Uma de suas ideias para seu braço robótico é colocá-lo perto do interruptor de seu quarto: a cama fica longe do botão, então ele precisa atravessar o quarto para apagar a luz, depois voltar para se deitar. O robô, nesse caso, poderia oferecer um braço amigo e apagar a luz pra ele ao ser comandado.

    Robô Wi-Fi controlado via Internet com Arduino e Shield Ethernet.Esse é um robô com 3 rodas feito com motores DC e controlado pelo Arduino com Shield Ethernet. As duas rodas da frente possuem tração, cada uma está ligada a um motor DC, a de trás gira e vira livremente.

    Se os dois motores girarem para frente, o robô anda para frente, se o motor da direita gira para frente e o motor da esquerda gira para trás, o robô vira para a esquerda, e vice-versa para virar para a direita.

    O robô é comandado por uma página HTML que ele mesmo gera trabalhando como webserver. Ou seja, você acessa o endereço IP configurado no programa feito para o Arduino e abre a página HTML que ele gera. Ela contém 3 botões: “esquerda”, “frente” e “direita”. Quando se aperta um botão, o formulário da página HTML envia os dados via ethernet para o arduino+shield que interpreta e manda sinais para uma placa controladora. Essa placa foi feita com transistores operando como chave e relês de dois pólos e dois terminais, que invertem a polaridade dos motores conforme a direção que se pretende que eles girem.

    O arduino é programado para emitir 4 sinais digitais de saída, 2 para cada motor, sendo 1 para acionar o motor (liga/desliga através dos transistores) e outro para dizer a direção (“0” para a frente, e “1” para trás), esse último sinal aciona o relê que inverte a polaridade do motor.

    Cada vez que o usuário aperta o botão, o programa aciona os motores de acordo com a direção a ser seguida por 1 segundo para virar e 2 segundos para andar para frente. Isso evita que o robô ande indefinidamente caso haja perda de conexão. Já que foi desenvolvido para operar remotamente em rede wi-fi (ele possui um access point acoplado) com câmera IP e via internet (basta configurar o roteador onde ele será instalado para fazer encaminhamento de porta). Além disso existe o atraso da câmera e da internet. Para que seja viável sua operação, o usuário terá que dar o comando e aguardar a resposta do sistema. Acompanhando via câmera IP. Dessa maneira pode-se controlar o robô de qualquer lugar no planeta.

    Boné detector de obstáculos para deficiente visuais

    O projeto do boné consiste no desenvolvimento de um produto de baixo custo e fácil concepção, visando auxiliar deficientes visuais em tarefas rotineiras como por exemplo caminhar. Foi construido sobre a plataforma arduino, sem a utilização de bibliotecas auxiliares.

    O boné funciona em três modos de sinalização para o portador, sendo eles : Vibratório(Emite uma leve vibração na cabeça, através do vibracall),  sonoro(Emitindo um som através do buzzer), ou ambos sinais simultaneamente.

    Materiais utilizados

    • Arduino Pro Mini ou Arduino Nano;
    • Sensor ultrassônico HC-SR04;
    • Potenciômetro de 50K;
    • Duas baterias de lítio de 3.7Volts;
    • Buzzer;
    • Vibra call;
    • Interruptor simples;
    • interruptor de três posições;
    • Boné.


    • Sistema de auto irrigação - INTRODUÇÃO & OBJETIVOS:

      Um sistema simples, usando Arduino para automatizar a irrigação de pequenos vasos de planta ou plantações.

      Ele faz o controle da umidade do solo, fazendo indicações através de LEDs e em caso de solo seco emitindo um aviso sonoro. Em caso de solo seco ativa o sistema de irrigação, bombeando água para regar as plantas.

      O uso de um display LCD possibilita notificar todas as ações que estão ocorrendo além de um relógio em tempo real.

      Teoria:
      "A umidade do solo (h) ou teor em água (w) é definida como o peso da água (P_a) contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas (P_s) do solo, sendo expressa empercentagem.
      Para determinação do peso seco, o método tradicional é a secagem em estufa, na qual a amostra é mantida com temperatura entre 105 °C e 110 °C, até que apresente peso constante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporação.
      O peso da água é determinado pela diferença entre o peso da amostra (P) e o peso seco (P_s)."Desta forma temos: h=\frac{P - P_s}{P_s}\cdot 100=\frac{P_a}{P_s}\cdot 100
      DESCRIÇÃO:
      O sistema faz uso de um sensor de umidade (higrometro), através do qual, é possível monitorar a quantidade de água (umidade) presente no solo. 

      Este sensor higrômetro entrega ao Arduino um sinal que varia entre 0 a 5V (0 a 1023 no arduino), deste modo, é possível especificar alcances de umidade relativa do sólo e assim caracterizar se o solo está: mais, ou menos úmido. 

      Por exemplo:
      - entre 0 a 500, umidade excessiva (solo encharcado); 
      - entre 500 a 800, umidade normal (solo úmido);
      - entre 800 a 1023, umidade escassa (solo seco).  
      Todas estas etapas acima, serão indicadas em display LCD e LEDs.

      Quando o solo estiver seco, o sistema efetuará essa indicação através de um LED vermelho, um aviso sonoro e mostrará uma mensagem no display LCD
      Quando o solo estiver seco, será acionado uma bomba d'água para efetuar a irrigação do local. Um LED verde efetuará a indicação enquanto a bomba d'água estiver acionada.

      A bomba d'água será desligada automáticamente após decorrido um tempo pré determinado de operação mínimo (por exemplo 30 segundos); se a irrigação não foi suficiente e o solo continua seco, a bomba será acionada novamente, e assim por diante... até quando a umidade do sólo atingir a condição de umidade normal ( a bomba será desligada e só acionará no próximo periodo de irrigação).
      Se na hora estima o solo não estiver seco, o sistema irá esperar até o próximo horário de verificação.

      O acionamento da bomba d'água é feito por um relé, isolado da parte eletrônica através de um acoplador óptico na entrada.

      A irrigação será feita somente se:
      1-  o solo estiver seco;
      2 - uma hora pré determinada for alcançada (por exemplo: 06:00 da manhã)
      Para isto usamos um relógio de tempo real (RTC) para gerar a hora do sistema.

      O sistema é composto também de um sensor de nível para o reservatório de água. Sempre que o nível cair abaixo do mínimo estabelecido pelo posicionamento do sensor, será indicado através de um aviso sonoro e mensagem no display LCD.

      HARDWARE & MATERIAL:
      Para realizar este projeto, você necessitará de:
      1 x Arduino UNO, MEGA, Duemilanove, ou Teensy 2.0+
      1 x Display LCD com comunicação I2C
      1 x Módulo RTC com comunicação I2C
      1 x Módulo Relé opto-acoplado para 250V/10A
      2 x Módulos "Driver" LM-393 de uso geral
      1 x Sensor de umidade do Solo (Hygrometer) KDQ11
      1 x Sensor de Nível de água (Feito em casa)
      1 x Buzzer piezo-elétrico
      2 x LEDs Verdes 10mm
      1 x LED Vermelho 10mm
      1 x LED Amarelo 10mm
      4 x Resistores 150 Ohm 1/4 W
      1 x Bomba dágua para Aquários com sistema de filtro (127 ou 220V)
      1 x Cabo de Energia Elétrica, com plug CA 127/220V @10A
      1 x Tomada para cabo de energia AC 127/220V @10A
      Fios e cabos para as conexões
Imagem de NICOLY  BELTRÃO LEITE DE ASSIS
Re: Pesquisa sobre Arduino
por NICOLY BELTRÃO LEITE DE ASSIS - quarta, 1 novembro 2017, 15:18
 
O Arduino possibilita um mundo de criações que só são limitadas por nossa própria imaginação. Confira 6 dessas criações que você pode fazer em casa:Arduino é uma plataforma open-source para prototipagem eletrônica e computação física que vem conquistando fãs no mundo todo. Por ser muito acessível e fácil de usar, tornou-se uma ferramenta criativa importante para experimentar ideias, validar conceitos, aprender robótica e eletrônica, elaborar automatismos, prototipar produtos e criar sistemas interativos.Arduino é uma plataforma open-source para prototipagem eletrônica e computação física que vem conquistando fãs no mundo todo. Por ser muito acessível e fácil de usar, tornou-se uma ferramenta criativa importante para experimentar ideias, validar conceitos, aprender robótica e eletrônica, elaborar automatismos, prototipar produtos e criar sistemas interativos.

A placa cabe na palma da mão, mas nos possibilita criar tecnologias que melhoram o dia a dia

Nascido na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, o Arduino foi projetado inicialmente para aplicações escolares. Mas o sucesso dessa placa foi tão grande, que ela caiu no gosto popular dos apaixonados por tecnologia e inovação.

Uma plaquinha dessas geralmente é usada para automação de projetos eletrônicos e/ou robóticos, feito por amadores e também por profissionais. Ela facilita a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistema interativos, seja ele doméstico, comercial ou móvel.

A placa cabe na palma da mão, mas nos possibilita criar tecnologias que melhoram o dia a dia

Nascido na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, o Arduino foi projetado inicialmente para aplicações escolares. Mas o sucesso dessa placa foi tão grande, que ela caiu no gosto popular dos apaixonados por tecnologia e inovação.

Uma plaquinha dessas geralmente é usada para automação de projetos eletrônicos e/ou robóticos, feito por amadores e também por profissionais. Ela facilita a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistema interativos, seja ele doméstico, comercial ou móvel.

Agora, Vamos Para Uma Parte mais Prática!

Esse projeto representado nas figuras abaixo é o protótipo de um veículo autônomo, o qual tive a oportunidade de trabalhar em seu desenvolvimento.

Vista Isométrica do Veículo AutônomoVista Isométrica do Veículo Autônomo

Esse protótipo foi desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica (LAR)  da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba e consiste em um veículo dotado de um sensor ultrassônico (HC-SR04), que detecta a distância entre o carro e o obstáculo mais próximo, através da equação horária do posição, muito conhecida como equação do “Sorvete”

S = So+Vo * t

 

agora nos vamos mostrar algumas ideas de robos de arduinos como eles sao feitos e programados;

5 – Mão Robótica Controlada por Luva com Sensores

“Esta é uma mão robótica controlada remotamente por um usuário, através de uma luva equipada com sensores “Flex”, esses sensores detectam o movimento de cada dedo do usuário da luva e envia ao “Arduino”, que por sua vez aciona os servo motores que movimentam os tendões artificiais que estão ligados a cada dedo da mão robótica produzindo o movimento.

Através do desenvolvimento do meu projeto exponho uma alternativa mais viável, que pode ser aplicada em atividades de risco para os humanos, como por exemplo, em atividades de resgates em escombros de desmoronamentos, ambientes com gás tóxico, enchentes, áreas de conflitos, incêndios, um robô equipado com uma mão robótica como essa poderia ser utilizado, para salvar as vítimas evitar a perda de vida de bombeiros e militares.

A mão robótica também pode ser utilizada na manipulação de materiais perigosos ou radioativos, nas atividades em lugares insalubres, explorações espaciais e atividades repetitivas. Além disso, também pode ser utilizada para fins antiterroristas, como no desarmamento de bombas, executando movimentos que uma simples pinça robótica seria incapaz de fazer.”.

 

 

2 – Wall-e desenvolvido com Arduino

Um dos robôs mais famosos é, sem dúvida, o Wall-e, impossível não gostar dele e da animação super bem desenvolvida. Por amarem tanto o robozinho, o site Diymakers resolveu reproduzir o wall-e usando arduino,

 

2 – Wall-e desenvolvido com Arduino

Um dos robôs mais famosos é, sem dúvida, o Wall-e, impossível não gostar dele e da animação super bem desenvolvida. Por amarem tanto o robozinho, o site Diymakersresolveu reproduzir o wall-e usando arduino,

Mars Rover por Beatty Robotics

Há aproximadamente 4 meses o Fazedores vem publicando vários projetos legais com Arduino envolvendo automação residencial, controles de iluminação, medidores de energia e até alguns projetos bem estranhos.  Hoje vamos falar sobre projetos que envolvem Arduino e Motores. Escolhemos 5 projetos legais na web para mostrar aqui no Fazedores.

O Pirata de Marte (Mars Rover)    

Para quem não conhece, a Mars Rover é um robô criado para explorar a superfície do planeta Marte. Pois bem, este aqui é uma réplica criada por Robben Beatty e suas duas filhas, Camille Beatty e Genevive  Beatty. Eles criaram o robô utilizando mais de 700 componentes eletrônicos, incluindo o poderoso Arduino Mega e vários motores e servo motores.  Ele também é composto por quatro painéis solares, uma bateria de 7,4 volts e 10000 mAh, modulo de transmissão de radio XBee, sensores infravermelhos, sensores ultrassônicos, entre outros componentes. O robô foi totalmente feito por Robben e suas filhas, e conta, inclusive, com um modelo de suspensão criado pela NASA chamado de rocker-bogie.

PlotClock – O Relógio que Escreve

Este é um projeto bem fácil de fazer e muito legal para quem quer começar a trabalhar com servo motores. O PlotClock é um relógio criado pelo usuário Johannes do Thingverse que escreve o tempo de minuto em minuto numa folha de papel. Para isto ele manipula uma caneta com a ajuda de 3 servos motores e um Arduino.

O Robô Escalador de Árvores

O Tree Climbing Robot é um escalador de árvores criado por um garoto de 19 anos que mora em  Cambridge, MA. A estrutura do robô possui uma coluna vertebral que une dois segmentos do robô que estendem e retraem, conforme necessário para ele se movimentar.Cada segmento desses tem quatro pernas com pontas bem afiadas servindo como pés. O robô funciona como se fosse uma lagarta (ou taturana, madruvá, etc.). Para subir, ele primeiro prende as pernas dianteiras com os pés no tronco da arvore, em seguida retrai a parte traseira. Para continuar subindo, ele trava as pernas traseiras e empurra a parte superior para cima, e repete o processo até chegar onde precisa. Para controlar estes movimentos o projeto usou um Arduino, cinco motores e duas pontes H para controlá-los.

Máquina de Fazer Bolhas

Esse é um “brinquedo” que com toda certeza encherá os olhos de Geek Dads & Moms. Toda criança que conheço adora fazer bolinhas de sabão e fazer um destes vai alegrar e muito a criançada. Bernard Kats teve a ideia de criar o Bubblesteen Bubble Machine, um robô que faz bolhas de sabão. Ele utiliza um Arduino para comandar dois micro-servos que fazem o papel de movimentar o braço levando o mix de bolhas do recipiente de sabão ao soprador. Para o soprador o projeto usa um Motor DC de 3v – 12v que também é controlado pelo Arduino.

O Robô Cadeira Equilibrista

Com a ideia de que idade não é problema para ser um Fazedor (e não é mesmo), um engenheiro aposentado de 83 anos criou um robô capaz de carregar uma pessoa sentada, como se fosse uma cadeira de rodas elétrica que se equilibra em apenas duas rodas. O projeto foi feito utilizando um Arduino UNO e dois motores de alto torque com tensão de 24v. O SitWay assim chamado, é um projeto bem interessante é funciona como uma mistura de daqueles andadores Segway com uma cadeira de rodas e pode ajudar muita gente com dificuldades de locomoção. Mas é bom testar bastante antes de sair acelerando em sey SitWay. ;-)

E ai, inspirado para pegar seu Arduino e aqueles motores que estão espalhados em sua bancada e montar um projeto destes? Boa sorte e não deixe de contar para nós! E não se esqueça, se precisar trocar idéias sobre projetos e aspectos técnicos, o Fórum Fazedores está cheio de makers experientes e dispostos a ajudar.

Quer montar seu próprio robô? Você pode!! 
 
Neste post vou descrever como você pode montar o robô ao lado, mostrando onde comprar as peças e dando dicas para sua montagem. 
 
A montagem não é complicada! Você não precisa ser um expert em eletrônica para montar este robô, mas precisa ter noções básicas (para poder ligar os cabos corretamente), além de fazer soldagem de componentes e fios.

Bom eu escolheria entre dois o 1- fazer uma pequena abelha de arduino seguidora de mel -seri9a loko-  usria o ardino obvio e lplastico
2- usaria e iria fazer uma mulher pequena que troca dfe rou pa szinha
 
 
 
 
Imagem de Bruno YT SANTOS DE SOUZA
Re: Pesquisa sobre Arduino
por Bruno YT SANTOS DE SOUZA - quarta, 1 novembro 2017, 15:38
 

Já pensou em ter uma casa tecnológica? Uma que possa oferecer todas as possibilidades de automação residencial que o mercado oferece? Pois bem, a menos que você seja o Homem de Ferro e conte com a ajuda do J.A.R.V.I.S (computador do Homem de Ferro) isso não será totalmente possível no momento, mas com a ajuda do nosso pequeno e esperto super herói A.R.D.U.I.N.O você vai poder reproduzir muitas coisas em sua casa que só vê em filmes.

Nesse artigo vamos apresentar 5 ideias de projetos com Arduino que você pode empregar nas dependências de sua casa, permitindo que o mundo da automação residencial invada todos cômodos, controlando e monitorando sua segurança e suas tarefas do dia-a-dia (não conseguimos lembrar de fazer tudo, né!).

Para quem ainda tem duvidas sobre o Arduino, convidamos a fazer a leitura do artigo “O que é Arduino? De onde vem? Do que se alimenta?”. Lá você fica conhecendo muitos detalhes interessantes sobre esse pequeno e magnífico microcontrolador, o qual é responsável pelas diferentes possibilidades dos projetos apresentados a seguir.

Se você tem seu Arduino ai está na hora de tirar ele da prateleira e dar aquela retirada na poeira pra colocá-lo trabalhar (somos todos culpados disso de vez em quando, não acham?). Vamos acrescentar alguns módulos, sensores, um pouco do nosso tempo e conseguir feitos extraordinários.

Prontos!? Apertem os cintos e vamos lá!

                                                                              agora as ideias :-)

1-Alarme de Segurança Inteligente com Arduino.

Para quem busca uma proteção a mais e não está querendo arcar com os altos custos de compra e pagamentos de mensalidades de sistemas de alarmes modernos e sofisticados, o pequeno Arduino pode ser uma excelente opção, entregando ótimos resultados e um custo relativamente baixo.

A tecnologia tem beneficiado muitos proprietários preocupados com a segurança de sua propriedade, com um número crescente de sistemas de segurança baseados em PCs os valores tem ficado cada vez mais expressivos e chegam a doer no bolso de quem não está tão preparado assim para cobrir esse gasto extra.

2 -Alimentador de Pets Inteligente.

Os Pets são nossos parceiros na casa, sejam gatos ou cachorros, precisam de muitos cuidados em especial, principalmente uma alimentação balanceada e nutritiva na medida e na hora certa. Mas, como controlar essa medida se você trabalha e fica fora de casa o dia todo?

Excesso de alimento não faz bem ao animal, a medida deve ser certa e regrada com intervalos definidos entre as refeições, ou seja, deixar a tigela transbordando de ração de manhã e esquecer-se durante o resto do dia não é uma boa solução.

Nada melhor que a automação residencial com Arduino para solucionar esse impasse e proporcional um hábito saudável que vai influenciar na saúde do seu pet. Proporcionando alimentação na quantia ideal e nos horários corretos.

 E esse são uns das nossa ideias espero que gostem!!!!!!

 

Imagem de MARIA EDUARDA  FERREIRA
Re: Pesquisa sobre Arduino
por MARIA EDUARDA FERREIRA - quarta, 1 novembro 2017, 15:46
 

Cubo de LED 3x3x3 com arduino

Para se fazer um Cubo de LED semelhante ao proposto no post usaremos apenas 3 componentes. Sendo eles:

Materias

  • Arduino Uno
  • 27 LED’s
  • 9 resistores de 470 ohms

Montagem

Os LEDs utilizados foram, 18 LEDs difuso vermelho, e 9 LEDs de alto brilho, porém esses foram lixados para também ficarem difusos, como mostra as imagens abaixo.

Para fazer a estrutura do cubo, foi utilizado um molde como o da imagem abaixo, nele temos cada furo separado por uma distancia de 1,5 cm sendo que cada furo tem o diâmetro de 5mm.

Com o molde em mãos colocamos os 9 LEDs correspondentes a camada dobramos os terminais negativos dos LEDs em 90 graus, de forma que todos possam ser soldados juntos, obedecendo sempre o mesmo padrão de montagem, como por exemplo o da imagem a baixo.

Repetimos esse processo para as 3 camadas, logo depois soldamos uma sobre a outra

O cubo de LED consiste basicamente em 9 colunas positivas e 3 camadas negativa, portanto como pulso emitido pelo arduino é de 5v, precisamos colocar um resistor que pode ser a partir de 220 ohms, porém aqui foi utilizado um de 470 ohms. Os pinos referente as camadas não necessitam de resistores.

Para fazermos como que o microcontrolador envie um sinal logico baixo (GND) ou alto, basta apenas configurar na programação, como veremos adiante.

Cubo de LED 3x3x3 com arduino

Para se fazer um Cubo de LED semelhante ao proposto no post usaremos apenas 3 componentes. Sendo eles:

Materias

  • Arduino Uno
  • 27 LED’s
  • 9 resistores de 470 ohms

Montagem

Os LEDs utilizados foram, 18 LEDs difuso vermelho, e 9 LEDs de alto brilho, porém esses foram lixados para também ficarem difusos, como mostra as imagens abaixo.

Para fazer a estrutura do cubo, foi utilizado um molde como o da imagem abaixo, nele temos cada furo separado por uma distancia de 1,5 cm sendo que cada furo tem o diâmetro de 5mm.

Com o molde em mãos colocamos os 9 LEDs correspondentes a camada dobramos os terminais negativos dos LEDs em 90 graus, de forma que todos possam ser soldados juntos, obedecendo sempre o mesmo padrão de montagem, como por exemplo o da imagem a baixo.

Repetimos esse processo para as 3 camadas, logo depois soldamos uma sobre a outra

O cubo de LED consiste basicamente em 9 colunas positivas e 3 camadas negativa, portanto como pulso emitido pelo arduino é de 5v, precisamos colocar um resistor que pode ser a partir de 220 ohms, porém aqui foi utilizado um de 470 ohms. Os pinos referente as camadas não necessitam de resistores.

Para fazermos como que o microcontrolador envie um sinal logico baixo (GND) ou alto, basta apenas configurar na programação,

 

Boné detector de obstáculos para deficiente visuais

 

O projeto do boné consiste no desenvolvimento de um produto de baixo custo e fácil concepção, visando auxiliar deficientes visuais em tarefas rotineiras como por exemplo caminhar. Foi construido sobre a plataforma arduino, sem a utilização de bibliotecas auxiliares.

 

O boné funciona em três modos de sinalização para o portador, sendo eles : Vibratório(Emite uma leve vibração na cabeça, através do vibracall),  sonoro(Emitindo um som através do buzzer), ou ambos sinais simultaneamente.

 

 

 

 

Materiais utilizados

 

  • Arduino Pro Mini ou Arduino Nano;
  • Sensor ultrassônico HC-SR04;
  • Potenciômetro de 50K;
  • Duas baterias de lítio de 3.7Volts;
  • Buzzer;
  • Vibra call;
  • Interruptor simples;
  • interruptor de três posições;
  • Boné.

 

Funcionamento

 

funcionamento

Olá, amantes de robótica!
Estamos fazendo uma central de alarme e disponibilizarei o código e um tutorial aqui no site em breve, mas, por agora, mostrarei como decodificar o controle remoto de 433Mhz , esse código funciona 100%, sem erros e sem travamento, agradeço ao autor do código pela contribuição!


 

 

Vamos ao material que precisamos: 



Qtd     Itens:
1      -  Arduino UNO ou qualquer outra versão;
1      -  LED;
1      -  Controle de alarme ou portão, PPA, Tx de 433MHz;
1      -  Receptor RX 433Mhz;
3      -  Jumpers (Fios);
1      -  Fios de 17 cm para ser a antena do receptor.

 

Vamos à montagem:



Basta fazer as mesmas conexões da imagem abaixo:

 

(clique na imagem pra ampliá-la)

 

 

Atenção: para que o receptor receba o sinal normal à uma distancia de até aproximadamente 200 metros, é necessário que ele tenha antena, que é um fio de 17 cm, igual ao da foto abaixo.
Os dois pinos centrais do receptor são de dados (DATA), ou seja, tanto faz qual você usará no arduino.

Veja as fotos do projeto:





 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FIREGOTO - Telescope Arduino Dobson

 


Eletrônica necessária:

1 - Arduino Due (32 bits);

2 - 02 driver DRV8825

3 - Modulo Bluetooth JY-MCU

4 - Transformador DC-DC

5 - Motores de Passo BIPOLAR (4 ou 8 fios)

 

 

Cubo de LED 3x3x3 com arduino

Para se fazer um Cubo de LED semelhante ao proposto no post usaremos apenas 3 componentes. Sendo eles:

Materias

  • Arduino Uno
  • 27 LED’s
  • 9 resistores de 470 ohms

Montagem

Os LEDs utilizados foram, 18 LEDs difuso vermelho, e 9 LEDs de alto brilho, porém esses foram lixados para também ficarem difusos, como mostra as imagens abaixo.

Para fazer a estrutura do cubo, foi utilizado um molde como o da imagem abaixo, nele temos cada furo separado por uma distancia de 1,5 cm sendo que cada furo tem o diâmetro de 5mm.

Com o molde em mãos colocamos os 9 LEDs correspondentes a camada dobramos os terminais negativos dos LEDs em 90 graus, de forma que todos possam ser soldados juntos, obedecendo sempre o mesmo padrão de montagem, como por exemplo o da imagem a baixo.

Repetimos esse processo para as 3 camadas, logo depois soldamos uma sobre a outra

O cubo de LED consiste basicamente em 9 colunas positivas e 3 camadas negativa, portanto como pulso emitido pelo arduino é de 5v, precisamos colocar um resistor que pode ser a partir de 220 ohms, porém aqui foi utilizado um de 470 ohms. Os pinos referente as camadas não necessitam de resistores.

Para fazermos como que o microcontrolador envie um sinal logico baixo (GND) ou alto, basta apenas configurar na programação, como veremos adiante.