Roberto Dambros
Parte Introdutória de Arduino
por Roberto Dambros - quarta, 9 agosto 2017, 15:52
 

Descreva aqui neste fórum suas principais descobertas, aprendizados e dúvidas desta 1ª parte sobre Arduino.

Imagem de GIOVANNA  VILHALVA DA CRUZ
Re: Parte Introdutória de Arduino
por GIOVANNA VILHALVA DA CRUZ - quarta, 9 agosto 2017, 16:12
 

nessa parte introdutoria eu entendi que ele estava explicando alguns doos códigos,como passar algumas coisas pro Arduino e estava explicando tambem um pouco do serial monitor,que tem nos computadores e outros....nessa introdução estava falando sobre o básico que eu acho que todo iniciante deve saber,assim eu achei que não eh muito dificil de passar as coisas pro Arduino e eu acho que se dermos um pouco mais de nós conseguimos fazer isso facilmente,bom nessa introdução estava falando sobre as "placas-clones"que são meio que "copias" do Arduino mais com algumas alterações,o código do Arduino eh aberto,então voce pode fazer algumas alterações e criar o seu próprio mas ele precisa ser vendido,e o importante disso eh que toda vez que for criar um precisa ser vendido e tem que ter "uino" no final  para podermos saber que eh praticamente um plaǵio de Arduino,bom nessa introdução ele explica algumas coisas bem importantes como os códigos,nós mesmo podemos criar os  códigos....e para conectar o arduino no pc,tem um fio,assim quando se liga o Arduino no pc um led verde se acende, e toda vez que se escreve algum código uma luzinha meio amarela  fica piscando..acho que eh isso

Imagem de GIOVANNA  VILHALVA DA CRUZ
Re: Parte Introdutória de Arduino
por GIOVANNA VILHALVA DA CRUZ - quarta, 9 agosto 2017, 16:17
 

BOM EU LI BASTANTE COISAS CONSTRUTIVAS , QUE PARA MIM FOI BEM LEGAL VI QUE : TEVE UM HOMEM QUE DESENVOUVEU O ARDUINO CRIANDO UM LIVRO QUE PARA QUEM ESTIVESSE INTERESSADO EM ROBOS, QUE PARESSE SER INTERESSANTE PARA QUEM DEDICA A VIDA TODA EM UM CURSO QUE BEM FUTURAMENTE PODE LEVAR A PESSOA A TER UM SUSSESSO RESERVADO MAS LA PARA  FRENTE ...VI COM MUITA CLAREZA A MONTAGEM E AS INSTRUSSÕES QUE MOSTROU NA APOSTILA VIRTUAL .                             PARA QUE VISIMOS O ENCANTAMENTO NA CONSTRUSSÃO DOS ROBOS , COMO POR EXEMPLO : O BOTÃO VERIFY/ COMPILI, É UTILIZADA PARA VERIFICAR SE SEU CODIGO ESTA CORRETO E LIVRES DE ERROS , ANTES QUE FAÇA O UPLOD PARA A PLACA DO ARDUINO. NÃO FOI SÓ ISTO QUE EU VI AQUI VI MUITO MAIS , PODE ATER SER UM LIVRO VIRTUAL COM MILOẼS DE PAGINAS MAS NESSAS TANTAS PAGINAS HAVIA UM POUCO DE MAGIA NA  ARTE DE APRENDER A ROBOTICA . ENTAO ASSIM PODEMOS OBSERVAR QUE A AULA CONSTRUTIVA QUE TIVEMOS FOI UM POUCO PARA CADA DIA DE AULA , UM POUCO PARA CADA DIA ISSO NOS VAI AJUDAR PARA QUE DAQIU UNS ANOS POSSAMOS PASSAR NUM CONCURSO QUE ESPERO QUE DE SERTO . BOM ENTAO A ROBOTICA NAO E SO UMA MATERIA E UM CONJUNTO DE MATERIAS E COMO NORMALMENTE  A MATEMATICA E A MAIS IMPORATNTE DE TUDO SAO CAUCULOS E MUITAS OUTRAS COISAS ..... EU SO DIGO QUE GOSTEI MUITO E ESPERO APRENDER MUITO MAIS ESTOU MUITO FELIZ COM MEU DESIMPENHO .

Imagem de MARIA EDUARDA  FERREIRA
Re: Parte Introdutória de Arduino
por MARIA EDUARDA FERREIRA - quarta, 9 agosto 2017, 16:21
 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Um Arduino é um pequeno computador que você pode progamar para acessarentradas e saídas entre o dispositivo  e os componentes externos conectados a eles , ele pode enviar um  conjunto de dados recebidos de alguns sensores para um site , dado estes que poderão ser exibidos na forma de um gráfico  .

A maior vantagem  do Arduino sobre outras plataformas de desenvolvimento de microcontroladores é a facilidade de sua utilização . Existem diverso de placa clones do Arduino ,como freeduino.

o arduino pode ser conectado a leds displays de matriz de pontos ,botoẽs ,interruptores,motores,,sensores de pressão , sensores de pressão , receptores GPS ou qualquer outro dispositivo que emita dados ou possa ser controlado.

No mundo do Arduino , progamas são conhecidos como sketches.

O monitor serial é uma ferramenta muito útil, especialmente para depuração de código. monitor exibe os dados seriais enviados de seu arduino .

A biblioteca STEPPER é um conjunto de funçoẽs para controlar.

Existem diversas funçoẽs dentro do sketch ,ele é utilizado para criar comando para controlar um rôbo.

 

20663985_746201858897746_4897837099155598362_n.jpg
Re: Parte Introdutória de Arduino
por DANIEL GUIMARÃES MENDES - quarta, 9 agosto 2017, 16:22
 

no começo ele diz que ele presisava de um sensor de nuvens pro seu pc e ele procuro no mercado e ele falou que o melhor na sua opinião foi o arduino pois ele não era tão caro e ele queria pesquisar um livro pra ler encanto ia ao trabalho de trem ele achou um só que era basico entao fundou a earshshins eletronics logo tepois explica que seu livro bonbou no mundo e as pessoas perguntravao a ele para fazer novos projetos e ele diz que tepois que completar os 50 projetos vocÊ poderia criar seus proprios projetos

Imagem de ANA CLARA  FERNANDES RAMOS
Re: Parte Introdutória de Arduino
por ANA CLARA FERNANDES RAMOS - quarta, 9 agosto 2017, 16:26
 

resumindo.. podemos dizer que o Arduino é uma peça (obviamente) eletronica com suporte de entrada e saída embutida. "O arduino é um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá-lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware livre para o controlador, com um processo de Atmel AVR e um suporte embutido de entrada e saída. O software consiste de uma linguagem de programação padrão e do bootloader que roda na placa."  O arduino podemos dizer que ele é um mini "computador" . o arduino pode seer utilizado para desenvolver objetos interativos independentes, ou pode ser conectado a um computador, a uma rede ou até mesmo a internet para conectar e enviar dados do arduino e atuar sobre eles, ele pode enviar um comnjunto de dados recebidpos de algunbs sensortes para o site, dados esses que poderão, assim, ser exibidos na foprma de um gráfico. O arduino pode ser conectados a LEDs, entre outros

Imagem de Bruno YT SANTOS DE SOUZA
Re: Parte Introdutória de Arduino
por Bruno YT SANTOS DE SOUZA - quarta, 9 agosto 2017, 16:28
 

O Arduino é umas das placas de mercado mais baratas e a que leva mais tempo para se trabalhar.O primeiro projeto ja consiste no conceito basico de programação do Arduino e sobre eletronica, já o segundo é sobre o conhecimento um pouco mais além. O Arduino e a placa mais complexa de se estudar pois além dele ser mais barato pode até levar dia, meses ou até anos para se fazer um robo com a placa Arduino ele precisa de varios componentes para funcionar programações e códigos.

O Arduino tem varias placas que sao as "placas clones" como:Freeduino, Seeeduino, Boarduino,etc.

Imagem de YGOR  DUARTE MEDEIROS
Re: Parte Introdutória de Arduino
por YGOR DUARTE MEDEIROS - quarta, 9 agosto 2017, 16:29
 

     EU INTENDI QUE O MENINO NÃO QUERIA PESQUISAR NO COMPUTADOR ELE QUERIA UM LIVRO PARA QUANDO ELE FOR VIAJAR ELE INDO LENDO O LIVRO E NO TRABALHO ELE ACHOU UM LIVRO MUITO SIMPLES NÃO ERA O QUE ELE QUERIA PORQUE É MUITO SIMPLES NÃO TEM TUDO.  

    AO CONCLUIR TODOS OS 50PROJETO,NA SEQUẼNCIA ,E CAPACITADO PARRA CRIAR SEUS PRÓPRIOS PROJETOS

Imagem de NICOLY  BELTRÃO LEITE DE ASSIS
Re: Parte Introdutória de Arduino
por NICOLY BELTRÃO LEITE DE ASSIS - segunda, 21 agosto 2017, 18:46
 

BOM NESTA PARTE INTRODUTÓRIA SERIA COMO UM DICIONARIO DE ARDUINO DEU PARA SENTIR UM POCO DA ADRENALINA DE MONTAR UM SERTO OBJETO .

DEU PARA VER QUE ESTE,HOMEM TENTOU EXPLICAR O MAXIMO POSSIVEL DE PARTE INTRODUTORIA DO ARDUINO SERVINDO DE UM GUIA PARA QUEM GOSTA DESSE TITULO,BOM COMO EU LI DEU PARA ENTERDER UM POUCO DESSA PARTE INTRODUTÓRIA. 

BOM EU LI E APEZAR DO POUCO CONHEÇIMENTO , ACHO QUE VAI SER BEM LEGAL E TAMBEM VOU PODER ADQUIRIR UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO.....